"Simulação em saúde e gestão de crise para aumentar a eficácia das equipas multidisciplinares na formação inicial"
Usada há vinte anos em formação médica e paramédica, a simulação em saúde é um modo emergente de aprendizagem que visa melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados. Além da aprendizagem de procedimentos e de cuidados em saúde, visa também aprender a trabalhar em equipa multidisciplinar, centrando-se nas competências não técnicas (fatores humanos). De fato, embora os médicos e paramédicos sejam continuamente solicitados a trabalhar em colaboração, essa abordagem só é eficaz no contexto real, face aos doentes.
O SimuCarePro-CRM visa criar ferramentas de formação médica e paramédica para treinar, em simulação, as competências não técnicas necessárias para o trabalho em equipa em situações de urgência/emergência. Deste modo, o projeto centra-se no estudo dos conceitos de CRM (Crisis Resource Management) através da criação de cenários de simulação validados pela academia em contexto multidisciplinar.
Tem dois objetivos principais
1. A criação de ferramentas de simulação para trabalhar os conceitos de CRM e os fatores humanos necessários para trabalhar durante uma gestão multidisciplinar de crise em formação inicial médica e paramédica.
2. Aprendizagem dos diferentes conceitos de CRM através de uma plataforma de e-learning antes da implementação de cenários de simulação por equipas multidisciplinares.
Os dois grupos-alvo do projeto são:
1. Estudantes do último ano do curso de licenciatura, enfermeiros de saúde materna e obstetrícia, enfermeiros em formação especializada e estudantes de medicina, que irão testar as várias atividades de e-learning antes de participar nas sessões de simulação com equipa multidisciplinar.
2. Os instrutores de simulação envolvidos na formação que irão validar os instrumentos de aprendizagem.
O projeto, com duração de dois anos, é constituído em 6 etapas. Elas correspondem a atividades relacionadas com a produção intelectual e com a plataforma e-learning, intitulada "Simulação em saúde e gestão de situações de crise".
• E1: O projeto começará com a aquisição, pelos formadores, dos conceitos teóricos do CRM (A1) durante uma formação.
• E2: Uma plataforma web (A2) será construída para serem inseridos módulos de formação on-line sobre conceitos de CRM (A3) que permitirão aos formandos de prática médica e paramédica, dominarem a temática.
• E3: Os parceiros usarão os cenários criados durante o projeto SimuCarePro ou novos cenários baseados em competências não técnicas (A4)
• E4: Os cenários serão desenvolvidos com equipas multidisciplinares (A5).
• E5: Os debriefings proporão recomendações (A6) para dominar os conceitos de CRM online.
• E6: Os parceiros formalizarão os resultados.
Os resultados estarão disponíveis em plataforma e-learning para quem desejar adquirir os conceitos de CRM em simulação:
1. Um acesso teórico aos vários componentes do CRM que permitirá a adequada compreensão e apropriação dos termos utilizados no mundo profissional.
2. Um acesso digital prático e interativo que permitirá a aprendizagem de conceitos teóricos relacionados ao CRM na forma de formação online.
3. Um acesso dedicado a cenários cujos objetivos educacionais serão específicos para cada conceito de CRM.
4. Um acesso aos instrumentos de avaliação necessárias para a validação de cenários.
5. Um acesso às recomendações dos debriefings
6. Um acesso a questionários de satisfação sobre a mais-valia da aprendizagem multidisciplinar no contexto da formação.